Canindé, 30 de julho de 2024 - 19:20h
A cidade de Canindé, no sertão cearense, recebe por ano mais de dois milhões de visitantes, entre turistas e romeiros, sendo hoje um destino religioso dos mais populares no Nordeste brasileiro. A fé em São Francisco das Chagas é a principal responsável por tamanho poder de atração e popularidade da cidade. Para atender as necessidades dos visitantes, Canindé desenvolveu uma rede de comércios, indústrias e variados serviços, entre pousadas, hotéis, produção e venda de itens religiosos, e tantos outros negócios que estão em constante diversificação e aprimoramento. Todavia, são muitos os desafios enfrentados pelos empreendedores e por todos aqueles que atuam nos negócios voltados ao turismo religioso. Um destes desafios é a alta sazonalidade, já que os visitantes costumam se concentrar em datas festivas, especialmente na comemoração do padroeiro da cidade, que acontece entre o final do setembro e o início de outubro. Outras tantas dificuldades fazem com que o setor tenha altos e baixos de receita, e muitos acabem deixando de atuar, por falta de condições em fazer frente às situações indesejadas.
A hospitalidade, representada por todas as formas de atenção do visitante, tem participação vital na manutenção e desenvolvimento das práticas turísticas. Desta maneira, os negócios do entorno ao turismo religioso são uma externalidade capaz de interferir positiva ou negativamente na atração de visitantes, somando-se à atuação de outros componentes deste segmento, na experiência positiva daqueles que visitam algum destino. Não é por acaso que os maiores destinos turísticos, religiosos ou não, costumam desenvolver estruturas cada vez mais elaboradas e complexas de atendimento, com vistas em proporcionar experiências cada vez mais fascinantes aos seus clientes, levando ao retorno, à atração de novos visitantes e, consequentemente ao fortalecimento do destino como um todo.
Buscando contribuir de maneira efetiva na busca de soluções aos problemas das organizações e pessoas no entorno de sua atuação, professores e alunos da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) criaram o LabTuR – Laboratório de negócios, gestão e inovação voltados ao turismo religioso – que tem como objetivo a manutenção de um espaço colaborativo de promoção de extensão universitária, ensino e pesquisa, de maneira que sejam criadas melhores condições para o desenvolvimento da região dos Sertões de Canindé/CE.
“Nosso foco é gerar discussões e soluções que aprimorem o conhecimento, a gestão e o desenvolvimento dos negócios inseridos neste segmento tão importante, tanto do ponto de vista da cultura popular, quanto da geração de emprego e renda, que é o turismo religioso de Canindé.” Explica o coordenador do projeto, Prof. Márcio Silveira.
O primeiro curso ofertado pelo LabTuR será “O ROMEIRO É O TESOURO DE CANINDÉ”, voltado, preferencialmente, para as pessoas que atuam no atendimento aos visitantes de Canindé. Trata-se de um curso com carga horária de 9 horas, que será realizado nos dias 10, 11 e 13 de setembro na sede da FECISC, na Praça Aramis de Paiva nº 490, com conteúdo comportamental elaborado especialmente para o desenvolvimento das práticas da hospitalidade e atendimento.
As inscrições foram encerradas no dia 19/08/2024 por ter atingido o número máximo de vagas.