O LabTuR – Laboratório de Negócios, Gestão e Inovação voltados para o Turismo Religioso – é um espaço colaborativo capitaneado por docentes e discentes da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé da Universidade Estadual do Ceará (FECISC/UECE). Nosso objetivo é promover extensão, ensino e pesquisa, de maneira que sejam criadas melhores condições para o desenvolvimento da região dos Sertões de Canindé/CE. Como "Laboratório", permite um espaço de diálogo e experimentação, promovendo a formação de pessoas de diferentes áreas e níveis educacionais. Como "voltado para o Turismo Religioso", explicitamos nossa preocupação em gerar discussões e soluções que aprimorem o conhecimento, a gestão e o desenvolvimento deste segmento tão importante, tanto do ponto de vista da cultura popular, quanto da geração de emprego e renda. Ação institucionalizada pela Resolução Nº 5016/2024 - UECE/CEPE, de 17 de maio de 2024 e Resolução Nº 5216/2025 - UECE/CEPE, de 04 de abril de 2025.
Nossa Região
Canindé é uma cidade com um pouco mais de 74 mil habitantes (IBGE, 2022) no sertão do Estado do Ceará, distante aproximadamente 100km da capital, Fortaleza. É notadamente referência na atração de fiéis franciscanos, recebendo centenas de milhares de pessoas que visitam suas atrações: a Basílica de São Francisco, a estátua de São Francisco das Chagas, a Casa dos Milagres, a Praça dos Romeiros, entre outras.
O Sertão de Canindé é uma região de planejamento do Estado do Ceará, definido pela Lei Complementar Estadual nº 154, de 20 de outubro de 2015, composta por 6 municípios que cobrem uma área de mais de 9 mil km² e mais de 188 mil habitantes (IBGE, 2022). A região enfrenta desafios em relação ao emprego e renda, tendo mais da metade da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo (IBGE, 2010).
Nosso vínculo institucional
Com a missão de produzir e disseminar conhecimentos e formar profissionais para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da região, a história da Universidade Estadual do Ceará (UECE) começa com a Lei nº 9.753, de 18 de outubro de 1973. Constituída por uma rede multicampi, a UECE vem acumulando experiências no ensino de graduação e pós-graduação, bem como na pesquisa e na extensão universitária, contribuindo com a qualidade de vida da sociedade cearense.
A Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC) iniciou suas atividades dentro da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Ceará, lançada pelo Governo do Estado pelo Decreto nº 34.537, de 03 de fevereiro de 2022, com o objetivo de aproximar a juventude cearense do conhecimento e das oportunidades que a Universidade oferece. A aula inaugural da FECISC aconteceu em 07 de agosto de 2023, marcando o início das atividades, com os cursos de Administração e Pedagogia.
Nossos docentes e discentes
Prof. Márcio Silveira
Professor da FECISC-UECE e coordenador do LabTuR.
"O LabTuR é um espaço de diálogo, experimentação e busca de soluções para a gestão dos negócios voltados ao turismo religioso."
Contato: marcio.silveira@uece.br
Ingrid Jennifer
"Sou estudante de Administração na FECISC/UECE e integro a equipe do LabTur. Estou envolvida em estudos voltadas aos negócios da cidade de Canindé - CE, um importante destino de peregrinação no Brasil. Essas pesquisas me permitem explorar a importância cultural e espiritual de Canindé, buscando entender como o turismo religioso pode contribuir com o desenvolvimento e a inclusão social na região."
Contato: ingrid.jennifer@aluno.uece.br
Leôncio Lucas
"Sou Leôncio Lucas, aluno da FECISC/UECE no curso de Administração. Participo do LabTuR, um projeto de extensão que tem o intuito de estudar e contribuir para a melhoria dos negócios ligados ao turismo religioso na cidade de Canindé."
Contato: leoncio.lucas@aluno.uece.br